Depoimentos

COM A PALAVRA… Professor Alfredo

Li recentemente um texto do livro Criatividade S.A., do escritor Ed Catmull, presidente da Pixar Animation, que me chamou atenção. Trata-se de um belo exemplo sobre como o distanciamento da hierarquia estimula a criatividade. Sempre acreditei nisso e procurei me distanciar das estruturas hierárquicas e dogmáticas. Estou também convencido de que isso funciona bem num ambiente em que predominam honestidade e sinceridade. A expressão sinceridade carrega menos conotações morais do que a palavra honestidade e costuma ser melhor aceita pelas pessoas e iremos usá-la. É assim que vejo o “experimento” CEI que vocês estão conduzindo. Uma poderosa ferramenta de criatividade é conhecida como “distorção”, em que pegamos algo já existente e o transformamos livremente para adequá-lo a um outro contexto. Foi isso que tentei fazer com o texto do Catmull e procurei correlacionar, com alguma liberdade poética, com o que vem acontecendo no CEI.

Professor Alfredo Gontijo de Oliveira
Prof. Alfredo Gontijo de Oliveira – Presidente da Fundep

Conversa franca, debates animados, risos e amor. Se eu pudesse resumir uma reunião do CEI aos seus ingredientes mais essenciais, essas quatro coisas certamente estariam entre eles. Mas algum recém-chegado ao grupo com frequência percebe primeiro outra coisa: o volume. Rotineiramente, os membros do CEI ficam tão excitados nos seus sprints que falam uns por cima dos outros e as vozes tendem a se elevar. Admito que há vezes em que as pessoas de fora pensam estar testemunhando uma discussão acalorada, ou mesmo algum tipo de intervenção. Não é verdade, embora eu entenda sua confusão, que provém da incapacidade de compreender o objetivo do CEI. Um debate animado numa reunião do CEI não serve para uma pessoa predominar sobre as outras. Ele serve somente para descobrir a verdade para conduzir ao ato de criar.


Time de histórias de Inside Out, liderado pelo supervisor de história Josh Cooley, vista em 15 de maio de 2014 na Pixar Animation Studios em Emeryville, Califórnia.

Essa é uma parte da razão pela qual o Ramon não participa das reuniões do CEI – uma proibição consensual, baseada na crença de que sua presença iria tornar mais difícil a sinceridade. O poder inibe pessoas. Deve ter acontecido algo como: “Esse grupo trabalha bem em conjunto”, se disse a respeito do CEI. “Mas se você continuar a participar das reuniões, tudo irá mudar”. Ele concordou e, acreditando que o grupo soubesse mais que ele a respeito de narrativas associadas aos desafios, deixou a tarefa para eles. Na Fundep, o Ramon tinha a reputação de se envolver profundamente com os menores detalhes de todos os produtos, mas no CEI ele não acreditou que seus instintos fossem melhores que os das pessoas de lá e assim manteve-se fora. Isso mostra a importância da sinceridade no CEI. Ela supera a hierarquia.

De tudo que tenho aprendido, pequenos grupos, constituídos de 5 a 7 pessoas, conseguem um ambiente de relacionamento baseado na sinceridade, já que as pessoas conseguem estabelecer conexões fortes e, mesmo em situação em que todos falam simultaneamente, o ambiente para a sinceridade e criatividade são preservados. A sinceridade não consegue ser preservada quando o grupo começa a crescer e minha intuição me diz que, a partir de algo como doze participantes, surgem as condições para o aparecimento do “nós contra eles”, que é um ambiente não propício à criatividade. Ou como disse Catmull: “Existe uma verdade básica: as pessoas que assumem projetos criativos ficam perdidas em algum ponto do processo. É da natureza das coisas – para criar, é preciso internalizar e quase tornar-se o projeto por algum tempo, e essa fusão com ele é parte essencial da sua emergência”. É nesse ambiente confuso que o grupo, como no caso do CEI, atua para facilitar a emergência de algo novo, corroborando para a procura atual da Fundep de “estar em permanente processo de transformação”. É dessa forma que percebo como o CEI está funcionando.


Pixar Animation Studios Office Photos on Glassdoor. Pixar Animation Studios
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s