Foi criada pelo americano Brian Robertson, autor do livro Holacracy. É um novo sistema de gestão para o mundo de hoje que demanda rápidas mudanças. Essa prática de autogerenciamento é orientada a objetivos.
A ideia é a alteração da estrutura hierárquica em forma de pirâmide como habitualmente conhecemos e sua substituição por um sistema de distribuição da autoridade.
Essa nova estrutura é formada por círculos. Cada círculo possui uma pessoa responsável por direcionar os trabalhos e acompanhar o que está sendo realizado. No entanto, essa pessoa não determina como o trabalho será executado e não restringe os membros do círculo a fazer parte de outro círculo.

Todos precisam conversar constantemente para saber o que está acontecendo na organização. Pois a responsabilidade pelo andamento do negócio é distribuída.

O intuito é dar mais agilidade à tomada de decisão e tornar a empresa mais atenta aos desafios e necessidades do mercado.
O princípio desse sistema é que a organização deve ser estruturada para aprender e responder rapidamente. Isso é possível através da otimização do fluxo de informação, encorajamento para experimentação, aprendizado em ciclos rápidos e organização de uma rede de empregados, clientes e parceiros com objetivos comuns.
A intenção é aproveitar melhor as habilidades do funcionário, dando total liberdade para que ele possa expressar sua criatividade. A inovação é o principal combustível da Holocracia.
Elimina-se a estrutura em que cada pessoa tem um cargo fixo descrita em um organograma e propõe que cada um desempenhe múltiplas funções.
A autoridade é distribuída entre círculos com funções específicas, que ficam responsáveis pela tomada de decisão sobre o tema.
A organização da empresa pode e deve ser constantemente modificada, e cada círculo tem a autoridade para se constituir como julgar melhor para seus membros. Mesmo que seja uma organização hierárquica.
Um dos aspectos mais importantes é que todos os colaboradores devem seguir regras claras e predefinidas, não depender de determinações de um chefe. A transparência nas regras é para que a tomada de decisão não dependa de autoridade.

Texto criado com base nas leituras:
https://destinonegocio.com/br/gestao/holocracia-sistema-que-busca-eliminar-hierarquias/ do Site destinonegocios.com.br escrito por Anselmo
https://www.lacoscorporativos.com.br/blog/holocracia-como-funciona-uma-empresa-sem-chefe/ do blog Laços Corporativos escrito por Renan Mentor
Top!
CurtirCurtido por 2 pessoas