Ciclos de Estudo, Organizações Evolutivas

ORGANIZAÇÕES EVOLUTIVAS – Uma breve introdução

Trabalhar com autogestão dentro de uma fundação que está mudando sua cultura agora é um desafio constante. O CEI foi pioneiro na Fundep como uma equipe sem gerente, o que fez com que tivéssemos muitos erros e acertos na verdade, continuamos errando, acertando e aprendendo com cada falha.

É sabido que o aspecto mais difícil de ser mudado dentro de uma empresa é a sua cultura e a Fundep está passando por esse processo, ou seja, nossa identidade está em reconstrução. O CEI foi um dos primeiros experimentos da casa nessa nova fase, o que contribuiu para que acompanhássemos as mudanças da fundação ao passo que construíamos a nossa própria identidade e entendíamos aos poucos quem éramos como time. Dessa forma, desde o início de nossas sprints, tivemos vários ciclos de estudos de diversos assuntos relacionados à autogestão.

Em nossa última sprint, estudamos um pouco sobre organizações evolutivas, que se fundamentam em três pilares: um propósito vivo e claro, estruturas autogeridas (sem “chefes” ou cadeias de comando) e um ambiente integral, ou seja, um lugar onde você pode ser você mesmo e deixar as máscaras de lado.

Em cada modelo estudado, identificamos pontos em comum com nossa equipe e pontos a serem desenvolvidos. Entendemos que o CEI não se enquadra apenas em um modelo, mas tem características de cada um e também as suas próprias. Somos uma equipe em desenvolvimento e sabemos que sempre haverá o que evoluir. A liquidez dos tempos atuais nos faz enxergar que a mudança é constante e que novas formas de gestão surgirão, assim como novos modelos de trabalho, por isso, precisamos nos reinventar e nos manter atualizados a todo tempo.

Dito isso, a seção de Organizações Evolutivas trará posts sobre o assunto, discutirá conceitos e permitirá gerar reflexões sobre como podemos evoluir. Os posts serão públicos, pois acreditamos que esses ciclos de estudos podem ser aproveitados pela comunidade externa, e esperamos aprender e trocar experiências com quem está fora da nossa fundação.

Referências: https://ofuturodascoisas.com/teal-o-futuro-das-organizacoes/

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s