Ciclos de Estudo, Em Foco

EM FOCO: Boas Práticas em TI – Planning Poker

Este é o último post da série “Boas Práticas em TI” – pelo menos por enquanto…

Aliado ao Scrum, o Planning Poker é uma técnica que ajuda a medir esforços de trabalho.

Trazendo para o nosso contexto, para aumentar a carteira com novos projetos ou absorver de outras equipes, mesmo sem um método aplicado, discutimos qual será o esforço para execução.

Apenas com conhecimento tácito, frequentemente, utilizamos metodologias sem ao menos saber que existem. A experiência nos ensina muito! E não é que padronizações sempre sejam necessárias, mas saber como funcionam pode trazer novos insights e otimizar nosso trabalho, além de gerar novas discussões e produzir mais conhecimento em equipe.

Atualmente, diversas metodologias têm sido criadas, algumas mudam apenas o nome. O mercado tem lançado vários certificados, e não minimizamos sua importância, mas não devemos esquecer o principal: podemos adaptar qualquer conteúdo para nosso uso e para isso, como já exposto por nossa colega Ellen Lessa, precisamos apenas soltar a criatividade e estar dispostos a aprender continuamente.

Espero que tenham gostado dos assuntos trazidos e que, em algum momento, sejam úteis.

Ps: ao fim do post, inseri algumas sugestões de leituras para quem tiver mais interesse no assunto, mas não são obrigatórias, apenas complementares.

Planning Poker: A técnica baseada no consenso

Planning poker ou em português “Poker do planejamento”, é uma técnica baseada no consenso para estimar, é um jogo e ao mesmo tempo um exercício.

Através dessa técnica podemos estimar o esforço necessário para determinada quantidade de trabalho, tendo como base informações recolhidas do cliente, normalmente sendo, através de estórias de usuário.

planning poker foi definido e nomeado pela primeira vez por James Grenning, em 2002, e mais tarde popularizado por Mike Cohn, no livro Agile Estimating and Planning.

De maneira resumida, no planning poker cada membro da equipe recebe um conjunto de cartas, com os valores de uma determinada sequência.

Em seguida, a cada estória de usuário analisada, cada membro da equipe joga uma carta com a face para baixo sobre a mesa, nela estará contido o valor numérico de pontos que o mesmo considera justo para que a estória seja concluída.

Caso haja grandes diferenças entre as cartas jogadas, os membros que jogaram as cartas de maior e menor valor explicarão suas razões e, então, com base em suas explicações, as cartas são jogadas novamente até que um consenso seja encontrado e uma estimativa seja definida.

Resultado de imagem para Planning Poker

Fonte:

Planning Poker: A técnica baseada no consenso
<< https://www.culturaagil.com.br/planning-poker-tecnica-baseada-consenso/ >>

Outras sugestões de leitura:

Planning Poker: A melhor maneira de estimar qualquer atividade
<< http://www.metodoagil.com/planning-poker/ >>

Em metodologias ágeis de desenvolvimento, como estimar usando o Planning Poker?
<< http://igti.com.br/blog/planning-poker-estimativa/ >>

Scrum e Planning Poker: Análise de estimativa de software
<< https://www.devmedia.com.br/scrum-e-planning-poker-analise-de-estimativa-de-software/31019 >

Afinal, como estimar usando o Planning Poker?
<< https://www.profissionaisti.com.br/2016/06/afinal-como-estimar-usando-o-planning-poker/ >>

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s