O carro-chefe da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa é a gestão de projetos. Basicamente, o futuro coordenador do projeto submete seu trabalho a um edital – público ou privado – e recebe recursos para desenvolver seu objetivo. Visto que há uma série de burocracias e trâmites legais para o uso desse recurso, e que o pesquisador deve usar seu tempo para a pesquisa em si, a fundação faz a gestão administrativo-financeira dos aportes.
Cada financiador tem suas especificidades, por vezes muito complexas e detalhadas. Existem diversas regras a serem seguidas para compras, contratações, importações, viagens, dentre outros, tanto pelo edital quanto pelo financiador.
Na Fundep, há um sistema que organiza as informações de procedimentos operacionais padrão internos de cada área, o que facilita o treinamento de novos colaboradores e também apoia a tirada de dúvidas que surgem no dia-a-dia (Sistema de Gestão de Informação – SGI). No entanto, tratam-se de informações gerais voltadas para o sistema, não abordando particularidades e experiências vividas pelos funcionários.
Visando a manutenção de informações e o compartilhamento de situações vividas pelos colaboradores do CEI, faremos vários posts sobre os financiadores que atendemos, abordando boas práticas, dicas, citando contatos importantes, disponibilizando materiais de apoio, links e referenciando nossas experiências. Dessa forma, acreditamos que o blog funcionará como uma ferramenta não só de aproximação da equipe, mas também de treinamento para novos membros e referência para outros setores, criando, assim, um banco de informações estratégicas internas que servirá de auxílio para execução do trabalho.
Os posts da seção Boas Práticas Com Financiadores serão protegidos por senha, o que faz com que apenas quem possuir essa senha consiga acessar o que foi postado. Sabemos que é um material sigiloso e prezamos pela segurança da informação. É possível criar comentários e discutir os assuntos nos próprios posts.
Esperamos facilitar o trabalho de cada colaborador, contribuir com o sucesso na execução de projetos e evoluir como uma fundação que trabalha a comunicação interna às vistas de um time cada vez mais alinhado e integrado.